ABAC

Consórcio

Reunião de pessoas ou empresas em grupos organizados por uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central do Brasil. Seu objetivo é juntar recursos para financiar aos seus próprios membros a aquisição de bens ou serviços.

Exemplo: O consórcio é uma alternativa para adquirir um bem, como uma moto, um carro ou um imóvel.

ABAC

Fundo Comum (no consórcio)

Soma dos valores pagos pelos consorciados. Se destina às contemplações ou, no caso de consorciados excluídos, à restituição.

Exemplo: Quando o consorciado é contemplado, ele tem direito de utilizar parte do fundo comum do grupo para aquisição do bem ou serviço desejado. No caso do consorciado excluído, ao ser contemplado, ele tem direito à restituição apenas dos valores pagos ao fundo comum.

ABAC

Carta de crédito (no consórcio)

Documento que o consorciado recebe ao ser contemplado, por sorteio ou lance, indicando o valor a que ele tem direito e o que fazer para utilizar esses recursos.

Exemplo: Após entregar toda a documentação que a administradora de consórcios pediu, consegui minha carta de crédito e agora posso ir à concessionária escolher meu carro.

ABAC

Contemplação (no consórcio)

Evento que dá ao consorciado o direito de usar o crédito para comprar o bem ou serviço desejado ou, no caso de consorciado excluído, a restituição dos valores a que tenha direito. Ela pode ocorrer por sorteio ou por lance.

Exemplo: Estou juntando um dinheiro para dar um lance alto na próxima assembleia e ver se consigo a contemplação da minha cota.

ABAC

Dívida

É a obrigação de pagar algum valor.

Exemplo: Toda vez que eu faço uma compra à prazo, estou contraindo uma dívida.

ABAC

No azul

No positivo; com superávit. A pessoa fica no azul ou tem superávit quando gasta menos do que ganha, isto é, quando tem despesas menores que suas receitas.

Exemplo: Quando o orçamento fecha no azul, é possível poupar.

ABAC

No vermelho

No negativo; com déficit. A pessoa fica no vermelho ou tem déficit quando gasta mais do que ganha, isto é, quando tem despesas maiores que suas receitas.

Exemplo: Gastei mais do que devia no cartão e vou ficar no vermelho mês que vem.

ABAC

Rentabilidade

Retorno; rendimento. É o dinheiro que se ganha pela aplicação de certa quantia em um investimento. É expressa em termos percentuais.

Exemplo: A rentabilidade do crédito contemplado e ainda não utilizado seguirá a aplicação financeira definida na primeira assembleia geral do grupo de consórcio.

ABAC

Orçamento familiar

Conjunto de todas as receitas e despesas da família: salários, horas extras, prêmios e outros ganhos de todos os membros formarão a receita da família. Já o aluguel, contas de telefone, combustível e outros gastos de todos formarão as despesas da família.

Exemplo: Desde que começamos a fazer o orçamento, nossa família tem gastado menos do que ganha.

ABAC

Renda bruta

Rendimento total recebido por uma pessoa (salário, pensão, aposentadoria, benefícios), sem contar os abatimentos nem os descontos.

Muita gente faz o orçamento doméstico com base em sua renda bruta, esquecendo os descontos e abatimentos que ocorrem, como o imposto de renda.

ABAC

Renda líquida

Rendimento que a pessoa recebe efetivamente, já diminuído de abatimentos e descontos, como impostos e outros encargos, ou seja, é o valor que de fato a pessoa tem disponível para gastar ou poupar.

Exemplo: Calculei a minha renda líquida e descobri que estou gastando mais do que efetivamente recebo, por isso as contas não fecham.

ABAC

Saldo devedor

É o valor que falta ser pago de uma dívida, como de empréstimo, consórcio, cartão de crédito e até de conta-corrente, quando se entra no limite de crédito do cheque especial.

Exemplo: Quero quitar meu consórcio. Para isso, a administradora deve informar meu saldo devedor para que eu possa realizar o pagamento antecipado.